O processo de upgrade é bem simples e importante para manter o seu banco de dados sempre atualizado tanto em questões de melhorias quanto em questões de correção de BUGs.

Os procedimentos que vou mostrar é o mesmo para fazer o upgrade dentro de uma mesma versão(10.2.5 pata 10.2.10) ou entre versões diferentes(10.2 para a 10.3). Mas sempre leia o release log e as considerações para o upgrade, pois podem existir situações em que para partir da versão N para a versão X você precisa antes fazer o processo de upgrade para a versão Q ou situações em que algo mudou a nível de configuração ou a nível de comportamento do banco de dados em alguma situação.

O MariaDB mantem essas informações disponível em seu site.
https://mariadb.com/kb/en/library/upgrading-from-mariadb-102-to-mariadb-103/

 

Então vamos fazer da seguinte forma:

  1. Backup
  2. Desinstalar
  3. Instalar
  4. mysql_upgrade

 

Backup

Antes de qualquer manutenção é recomendado fazer o backup dos seus dados, assim caso tenho qualquer problema no processo de upgrade você não vai correr nenhum risco de perder os dados.

Então o primeiro passo é fazer o backup, e eu faço com o PDB BACKUP um dos scripts do PDB TOOLS. Se você ainda não usa eu recomendo você experimentar.

Copy to Clipboard

 

Além de fazer um backup dos dados eu sempre faço do arquivo de configuração também, ppos no momento que o MariaDB for reinstalado ele será recriado com o default da instalação e não quero ter que reconfigurar tudo.

Copy to Clipboard

 

Desinstalar

O processo de upgrade inicia com a desinstalação da versão atual, vamos precisar remover todos os pacotes do MariaDB.

Copy to Clipboard

 

Instalar

Agora é o processo de instalação normal do MariaDB 10.3, já fizemos um post com mais detalhes sobre a instalação, veja aqui e aqui.

Copy to Clipboard

 

Ao final do processo de instalação o MariaDB irá ter substituído o arquivo de configuração por um em branco, que é o padrão da instalação e por isso antes de iniciar o serviço vou fazer a cópia do do arquivo server.cnf que fiz o backup no inicio do procedimento.

Copy to Clipboard

 

mysql_upgrade

O último passo do processo de upgrade é executar o mysql_upgrade, que não, ele não faz o upgrade da versão do MySQL. O que ele faz é verificar e atualizar as tabelas do mysql para a a nova versão e também faz uma verificação e possivelmente alguma atualização, se necessário, nas suas tabelas.

Esse é um procedimento bem simples e rápido, mas fique atento nas mensagens exibidas, pois se algum problema for encontrado durante essa verificação será exibido.

Copy to Clipboard

 

Pronto, o upgrade foi realizado com sucesso!

Não se esqueça de configurar o PDB TOOLS para realizar o monitoramento do serviço do banco de dados, monitorar a replicação e para executar os backups.