• Em breve

Documentação

A PerformanceDB é uma empresa especializada em banco de dados, que vive todos os dias diversas situações, problemas e necessidades, e acreditamos que muitas dessas necessidades são as mesmas de outras empresas e pessoas, por isso reunimos alguns scripts que utilizamos muito e estamos disponibilizando para que todos possam utilizar de forma 100% gratuita, pois nós queremos que a comunidade MySQL seja cada vez maior e mais forte.

O PDB TOOLS é um conjunto de scripts que automatizam e facilitam alguns trabalhos, onde alguns deles manipulam de forma simplificada outros softwares como o Percona XtraBackup, MariaBackup, MysqlBackup(MEB) e o MySQLDump.

O PDB TOOLS já é utilizado há algum tempo e ele foi bastante desenvolvido e testado, porém sempre existe a possibilidade dos scripts serem utilizados em um cenário diferente de todos os testados por nós até o momento e isso pode apresentar alguns bugs, caso isso aconteça com você não deixe de reportar o seu problema para que possamos fazer as devidas correções e assim melhorar ainda mais o PDB TOOLS.
Qualquer dúvida, sugestão ou para reportar algum problema basta enviar um e-mail para pdbtools@performancedb.com

Use sem moderação!

Instalação

O PDB TOOLS pode ser instalado em servidores onde o sistema operacional for linux, derivados do RedHat(.rpm) e Debian(.deb).

O primeiro passo é fazer o download da instalação de acordo com o seu sistema operacional.

RedHat e derivados

Copy to Clipboard

.

Debian e derivados

Copy to Clipboard

Configuração

Nós tentamos criar uma “interface” que facilite toda a configuração do PDB TOOLS, mas essa interface nada mais faz do que alterar o arquivo de configuração /etc/pdbtools.cnf de uma maneira mais simples e explicativa.

Para iniciar a configuração basta executar o programa pdb-tools-config que o menu principal será exibido.
Por esse menu e possível configurar o path do mysql deamon, mysql client, dados de conexão ao banco de dados, ativar ou configurar os disparos de notificações para o monitoramento do serviço do banco de dados, monitoramento da replicação e notificação de conclusão ou erro no processo de backup.
As notificações podem ser enviadas através de envio de e-mail utilizando o mail do linux, caso ele esteja corretamente configurado no seu servidor, através do SparkPost(www.sparkpost.com) ou ainda o PDB TOOLS pode executar um script desenvolvido por você para que faça esse envio de notificação da forma que quiser.

Alguns scripts não vão necessitar que seja feita nenhuma configuração, mas outros sim, então verifique na documentação de cada script para ver a necessidade de executar o pdb-tools-config, porém recomendamos deixar tudo configurado, pois isso vai facilitar a execução de todos os scripts

Para iniciar ou alterar as configurações a qualquer momento basta executar o comando pdb-tools-config, que será apresentado o menu que dará acesso a todas as configurações.

Copy to Clipboard

Assista o video abaixo onde mostramos como fazer toda a configuração do PDB TOOLS.