Vamos ver como instalar o MariaDB 10.3 e alterar o datadir no CentOS

Instalação

O processo de instalação é bem simples, basta configurar o repositório e realizar a instalação, conforme os passos abaixo.

O MariaDB possui uma página onde é possível informar qual o sistema operacional e a versão do MariaDB que deseja instalar, e ele informa os passos necessários para a instalação.
Para ver essa página acesse https://downloads.mariadb.org/mariadb/repositories

Como vamos fazer a instalação no CentOS, vamos selecionar a opção CentOS, depois a versão do CentOS e depois qual a versão do MariaDB, como na imagem abaixo.

Seguindo as orientações da página do MariaDB, vamos fazer a configuração do repositório.

O primeiro passo é criar um arquivo .repo com os dados do repositório. O arquivo deve estar dentro da pasta /etc/yum.repos.d/ e o nome sugerido é MariaDB.repo

Copy to Clipboard

 

Aqui já temos um ponto interessante, veja que na configuração do repositório tem essa URL “baseurl = http://yum.mariadb.org/10.3/centos7-amd64” e nessa URL é informada a versão 10.3, caso você precise instalar uma release específica do MariaDB, basta informar nessa URL. Por exemplo, caso queira instalar o MariaDB 10.3.10 a URL ficaria assim “baseurl = http://yum.mariadb.org/10.3.10/centos7-amd64”

E agora basta fazer a instalação do MariaDB.

Copy to Clipboard

Pronto o MariaDB já está instalado.
Agora vamos iniciar o serviço e conferir se ele está execução.

Copy to Clipboard

Alterando o datadir

Ao final do processo de instalação o MariaDB vai estar com o datadir definido e configurado em /var/lib/mysql, mas o datadir pode ser facilmente alterado. Vamos ver duas formas de alterar o datadir, uma quando você ainda não tiver dados no seu servidor e outra quando já tiver dados.

Vamos ver primeiro como alterar o datadir sem ter nenhum dado no seu banco de dados, ou seja com a instalação “zerada”.

Vou alterar a datadir para /dados/, então vou criar o diretório e depois mudar a configuração do MariaDB no arquivo /etc/mysql.d/server.cnf. Arquivo que vem sem configuração nenhuma feita, então vamos adicionar a variável com o path do datadir dentro da sessão [mysqld]

Copy to Clipboard

 

Com o diretório que será o novo datadir criado, configuração do MariaDB alterada e serviço parado, basta comandar o MariaDB para inicializar novamente o datadir.

Copy to Clipboard

A Instalação do MariaDB no CentOS não solicita que seja definida a senha do usuário root no momento da instalação, mas na saída do comando mysql_install_db ele já sugere o comando a ser utilizado para definir a senha do root.

Mas ante de definirmos a senha do root vamos definir as permissões dos arquivos do novo datadir para o usuário e grupo mysql e iniciar o serviço para conferir se está tudo funcionando corretamente.

Copy to Clipboard

 

Veja que foi gerado um erro e o serviço não subiu. Isso aconteceu por que o selinux está ativado no meu servidor, e precisamos desativar ele.

Copy to Clipboard

 

Para desativar precisamos alterar o arquivo de configuração, porém essa alteração vai necessitar que o servidor CentOS seja reiniciado.
Mas alterar o selinux pode trazer outras implicações que vai precisar avaliar se vai poder realmente desativar ou se tem que desativar e depois ativar novamente, tudo depende das políticas de segurança de cada empresa.

Copy to Clipboard

 

Quando o servidor reiniciar o serviço do MariaDB já deve estar funcionando corretamente.

Copy to Clipboard

 

E gora vamos ver como alterar o datadir quando você já possui dados e precisa manter eles.

Então vamos mover o datadir de /dados para /dados_novo mantento todos os dados já existentes.

Mas antes vamos criar alguns dados para que possamos ver que eles serão mantidos.

Copy to Clipboard

 

Agora vamos criar o novo datadir, alterar a config, mover os dados, ajustar as permissões e iniciar o serviço.

Copy to Clipboard

 

Vamos conferir se a migração foi realizada com sucesso.

Copy to Clipboard

 

Com isso a instalação e alteração de datadir foram concluídos com sucesso!

Agora só falta configurar o monitoramento e backup, veja como fazer utilizando o PDB TOOLS.